COMO FAZER UM PLANO DE VOO
CAMPO 7
Identificação da aeronave/ é a Matricula dela, exemplo (PUUPU).
Indicativo de chamada/ deixe sem marcar.
CAMPO 8
Regras de voo Visual/ V de Visual
Tipo de Voo/ G de Geral.
CAMPO 9
Numero/ sem nada.
Tipo de aeronave/ deve se pesquisar no rab ANAC, la tem uma opção de pesquisar pela matricula da aeronave, no resultado terá o tipo de aeronave, no caso do dinamic ele é tipo: ULAC .
Categoria de Turbulencia/ do dinamic e o helicoptero é Leve.
CAMPO 10
Sempre no campo 10 lembrar do S / C (sierra barra charlie).
CAMPO 13
Aerodromo de Partida/ digite o icao de onde voce vai decolar, se estrá saindo de divinopolis coloque SNDV (que é o icao de divi).
Hora/ digite a hora em zulu ou seja, na imagem a decolagem seria 7 da manha 7+3 zulu = 10h = que é 10:00
CAMPO 16
Aerodromo de destino/ é onde você pretende chegar, coloque as 4 letras do icao do aerodromo de destino.
EET Total/ é o tempo estimado de voo total até o destino.
Aerodromo Alternativo/ para onde a aeronave irá caso aconteça que o aedromo de destino feche, aconteça algum acidente na pista e eu não possa pousar la, entao terei que ir para outro aerodromo, nesse caso ja deixo informado, lembrando que o meu combustivel deve ter capacidade para ir ao destino e ate o aerodromo alternativo e ainda sobrar 30 min de voo nos tanques.
CAMPO 15
A Velocidade de Cruzeiro de 90 nós por exempo poderá ser informada assim N0090.
Nivel de voo para avião com altura de 6.500 pés poderá ser informado assim F065, ou tambem posso apenas colocar VFR porem terei que especificar no campo 18 no RMK, se for aviao evite colocar apenas VFR, use VFR apenas em helicoptero, exemplo caso esteja de helicoptero poderei informar no rmk do campo 18: FT 500 AGL (que seria 500 pés acima do solo), na rmk poderei informar varios exemplos de caso e altitudes diferentes, exemplo vou para Bh, saio de casa, entro portao itauna e vou até carlos prates com outra altitude, exemplo: 1000 FT AGL REA CHARLIE DELTA 3000 FT AGL , isso tudo porque coloquei apenas VFR no nivel no campo 15.
Rota poderemos explicar como na imagem acima: DCT (por onde vou passar), colocamos tambem algumas coordenadas geograficas para ficar claro nosso trajeto, essas coordenadas sao obrigatórias caso o nosso voo tenha mais de 1 hora, a primeira coordenada é de 30 minutos, a segunda e subsequente é de 1 hora de diferença cada, exemplo, estou em divi, vou para bahia, decolei de divi, marco a codernada no mapa onde eu esteria 30 minutos depois da decolagem, depois desse ponto eu marcaria onde estaria em mais 1 hora, depois em mais 1 hora até chegar o destino, ( ver a questao se eu estiver passando em outras cidades antes de ir no destino final)
CAMPO 18
EET/ Tempo para cruzar a fir exemplo SBCW0038 , é bom saber isso, toda vez que for cruzar uma fir, deve se marcar e colocar no plano qual fir vai cruzar e quanto tempo você demora passar por ela, pelo tablet usando o evac sul de zoon na fir ( ela é uma pequena linha fina que demarca as regioes que cada lugar pertencente a uma fir), segure com o dedo na fir bem no trajeto que você passará e o evac sul dará a cordenada, o nome da fir e qual o estimado para estar nela, basta apenas pegar o nome da fir e colocar o tempo para chegar nela, exemplo, vou cruzar a fir curitiba, as siglas da fir curitiba é SBCW, o tempo que eu gasto de onde estou ate passar por ela é de 38 minutos, então devo colocar assim no campo EET: SBCW0038 apenas isso.
DOF/ é a data do voo, a data fica ao contrario por padrão internacional, se o voo for hoje ele aparecerá com a data de hoje atualizado, mas se for amanha no caso eu terei que atualizar a data, exemplo da imagem acima 190716 que seria 16 de julho de 2019.
OPR/ é o nome do operador da aeronave, esta no rab essa informação.
ORG/ conforme na imagem acima, é para identificar para onde vai o plano, SSBH seria para pampulha, caso a aprovação do plano esteja demorando, eu posso fazer como fiz em jáu, eu posso ligar para sala AIS e ver se podem aprovar por telefone, (aprova meu plano ai).
PER/ é a velocidade de performace, do dinamic, rv10 é A de alfa, que significa que elas cruzam a cabeceira para pouso em determinada velocidade que esqueci, no caso do helicoptero é a categoria H, é coincidencia A ser de aviao e H ser de helicoptero, o inicio do nome nao tem nada haver com a inicial da categoria, foi coincidencia.
Rmk/ é um campo de observação com varias informações, no caso o dinamic é um ultraleve e é obrigatorio colocar a informação no RMK do campo 18 a seguinte informação de ultraleves: CUMPRE RBHA 91.319 , caso nao coloque essa informação o plano será negado automaticamente.
FROM/ ultimo local de decolagem, exemplo, decolei de divi, passei por cima de formiga e pousei em campo belo, quando fosse fazer o plano para sair de campo belo em iria informar que FRON seria SNDV que é divinopolis, caso eu tivesse feito um tgl em formiga eu iria colocar From de formiga pois um tgl é valido como uma decolagem.
CAMPO 19
Clique em Informações Suplementares
para abrir varios menus para preencher
Autonomia/ quantos litros de combustivel tem nas asas do aviao, lembre que sua autonomia deve sempre ser suficiente para sair voando do ponto A(procedencia) para B (destino) e B para C (aerodromo alternativo).
Pessoas as Bordo/ colocar TBN quando for fazer o plano de voo mais nao sabe quantas pessoas irão, certamente quando o controle cortejar eles irão perguntar quantos POB, nesse caso eles querem saber quantas pessoas tem na aerorave ao todo. algum dia eles poderao perguntar quantos PAX tem, ou sej a quantos passageiros, pois pode ser que meu avião tenha 2 tripulantes e 2 passageiros por exemplo.
Equipamentos de Radio Emergencia/ deixei tudo em vermelho igual o print.
....
Cor da aeronave/ Coloque a cor da aeronave com algum detalhe se existir.
N/ deixe em vermelho.
Piloto em Comando/ coloque o primeiro nome do piloto
Cod.Anac Piloto/ Coloque o seu codigo anac de 6 digitos.
Telefone/ Coloque o numero do telefone do piloto.
Telefones Úteis
Salas AIS:
São Paulo
Congonhas SBSP: (11) 5090-9022 / 5531-7602
Guarulhos SBGR: (11) 2445-3185
CMA SBGR: (11) 2445-3205
Marte SBMT: (11) 2221-5620 / 2221-0428
Campinas SBKP: (19) 3725-5049
Helicidade: (11) 3767-3525
Helipark: (11) 4186-9599
Helicentro Morumbi: (11) 3751-2000
Rio de Janeiro
Santos Dumont SBRJ: (21) 3814-7733
Jacarepaguá SBJR: (21) 2432-7079
Cabo Frio SBCB: (22) 2644-5277
Heliporto de São Tomé: (22) 2761-5927
Macaé SBME: (22) 2763-5716
Minas Gerais
Pampulha SBBH: (31) 3490-2135
Distrito Federal
Brasília SBBR: (61) 3364-9823
Espírito Santo
Vitória SBVT: (27) 3235-6367
Santa Catarina
Navegantes SBNF: (47) 3342-3725
Rio Grande do Sul
Porto Alegre SBPA: (51) 3371-1530
Bahia
Aeroporto de Salvador SBSV: (71) 3204-1339
Ilhéus SBIL: (73) 3634-7253
Aeroporto Terravista Resort SJUR / SHBO (heliponto): (73) 8802-0366
Amazonas
Manaus SBEG: (92) 3652-1407 / 3652-1123
Porto Urucu: (92) 3616-6424
Pará
Belém SBBE: (91) 3210-6382