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COMO FAZER UM PLANO DE VOO

CAMPO 7

campo7
Identificação da aeronave/ é a Matricula dela, exemplo (PUUPU).

Indicativo de chamada/ deixe sem marcar.

CAMPO 8

campo8

Regras de voo Visual/ V de Visual

Tipo de Voo/ de Geral.

CAMPO 9

campo9
Numero/ sem nada.

Tipo de aeronave/ deve se pesquisar no rab ANAC, la tem uma opção de pesquisar pela matricula da aeronave, no resultado terá o tipo de aeronave, no caso do dinamic ele é tipo: ULAC .

Categoria de Turbulencia/ do dinamic e o helicoptero é Leve.

 

CAMPO 10

campo10

Sempre no campo 10 lembrar do S / C (sierra barra charlie).



CAMPO 13

campo13

Aerodromo de Partida/ digite o icao de onde voce vai decolar, se estrá saindo de divinopolis coloque SNDV (que é o icao de divi).

Hora/ digite a hora em zulu ou seja, na imagem a decolagem seria 7 da manha  7+3 zulu = 10h = que é 10:00

CAMPO 16

campo16

Aerodromo de destino/ é onde você pretende chegar, coloque as 4 letras do icao do aerodromo de destino.

EET Total/ é o tempo estimado de voo total até o destino.

Aerodromo Alternativo/ para onde a aeronave irá caso aconteça que o aedromo de destino feche, aconteça algum acidente na pista e eu não possa pousar la, entao terei que ir para outro aerodromo, nesse caso ja deixo informado, lembrando que o meu combustivel deve ter capacidade para ir ao destino e ate o aerodromo alternativo e ainda sobrar 30 min de voo nos tanques.

CAMPO 15

campo15A Velocidade de Cruzeiro de 90 nós por exempo poderá ser informada assim N0090.

Nivel
de voo para avião com altura de 6.500 pés poderá ser informado assim F065, ou tambem posso apenas colocar VFR porem terei que especificar no campo 18 no RMK, se for aviao evite colocar apenas VFR, use VFR apenas em helicoptero, exemplo caso esteja de helicoptero poderei informar no rmk do campo 18:  FT 500 AGL (que seria 500 pés acima do solo), na rmk poderei informar varios exemplos de caso e altitudes diferentes, exemplo vou para Bh, saio de casa, entro portao itauna e vou até carlos prates com outra altitude, exemplo:  1000 FT AGL REA CHARLIE DELTA 3000 FT AGL , isso tudo porque coloquei apenas VFR no nivel no campo 15.


Rota
poderemos explicar como na imagem acima: DCT (por onde vou passar), colocamos tambem algumas coordenadas geograficas para ficar claro nosso trajeto, essas coordenadas sao obrigatórias caso o nosso voo tenha mais de 1 hora, a primeira coordenada é de 30 minutos, a segunda e subsequente é de 1 hora de diferença cada, exemplo, estou em divi, vou para bahia, decolei de divi, marco a codernada no mapa onde eu esteria 30 minutos depois da decolagem, depois desse ponto eu marcaria onde estaria em mais 1 hora, depois em mais 1 hora até chegar o destino, ( ver a questao se eu estiver passando em outras cidades antes de ir no destino final)

 

CAMPO 18campo18

 

 

EET/ Tempo para cruzar a fir exemplo SBCW0038 , é bom saber isso, toda vez que for cruzar uma fir, deve se marcar e colocar no plano qual fir vai cruzar e quanto tempo você demora passar por ela, pelo tablet usando o evac sul de zoon na fir ( ela é uma pequena linha fina que demarca as regioes que cada lugar pertencente a uma fir), segure com o dedo na fir bem no trajeto que você passará e o evac sul dará a cordenada, o nome da fir e qual o estimado para estar nela, basta apenas pegar o nome da fir e colocar o tempo para chegar nela, exemplo, vou cruzar a fir curitiba, as siglas da fir curitiba é SBCW, o tempo que eu gasto de onde estou ate passar por ela é de 38 minutos, então devo colocar assim no campo EET:    SBCW0038 apenas isso.

DOF/
é a data do voo, a data fica ao contrario por padrão internacional, se o voo for hoje ele aparecerá com a data de hoje atualizado, mas se for amanha no caso eu terei que atualizar a data, exemplo da imagem acima 190716 que seria 16 de julho de 2019.

OPR/ é o nome do operador da aeronave, esta no rab essa informação.

ORG/ conforme na imagem acima, é para identificar para onde vai o plano, SSBH seria para pampulha, caso a aprovação do plano esteja demorando, eu posso fazer como fiz em jáu, eu posso ligar para sala AIS e ver se podem aprovar por telefone, (aprova meu plano ai).

PER/  é a velocidade de performace,  do dinamic, rv10 é A de alfa, que significa que elas cruzam a cabeceira para pouso em determinada velocidade que esqueci, no caso do helicoptero é a categoria H, é coincidencia A ser de aviao e H ser de helicoptero, o inicio do nome nao tem nada haver com a inicial da categoria, foi coincidencia.

Rmk/ é um campo de observação com varias informações, no caso o dinamic é um ultraleve e é obrigatorio colocar a informação no RMK do campo 18 a seguinte informação de ultraleves: CUMPRE RBHA 91.319 , caso nao coloque essa informação o plano será negado automaticamente.

FROM/ ultimo local de decolagem, exemplo, decolei de divi, passei por cima de formiga e pousei em campo belo, quando fosse fazer o plano para sair de campo belo em iria informar que FRON seria SNDV que é divinopolis, caso eu tivesse feito um tgl em formiga eu iria colocar From de formiga pois um tgl é valido como uma decolagem.

 

CAMPO 19

campo19
Clique em Informações Suplementares
para abrir varios menus para preencher

campo19 1Autonomia/ quantos litros de combustivel tem nas asas do aviao, lembre que sua autonomia deve sempre ser suficiente para sair voando do ponto A(procedencia) para B (destino) e B para C (aerodromo alternativo).

Pessoas as Bordo/  colocar TBN quando for fazer o plano de voo mais nao sabe quantas pessoas irão, certamente quando o controle cortejar eles irão perguntar quantos POB, nesse caso eles querem saber quantas pessoas tem na aerorave ao todo. algum dia eles poderao perguntar quantos PAX tem, ou sej a quantos passageiros, pois pode ser que meu avião tenha 2 tripulantes e 2 passageiros por exemplo.

Equipamentos de Radio Emergencia/ deixei tudo em vermelho igual o print.



campo19 2

....

campo19 3

 Cor da aeronave/ Coloque a cor da aeronave com algum detalhe se existir.

N/ deixe em vermelho. 

Piloto em Comando/ coloque o primeiro nome do piloto

Cod.Anac Piloto/ Coloque o seu codigo anac de 6 digitos.

Telefone/ Coloque o numero do telefone do piloto.

 

 

Telefones Úteis


Salas AIS:

São Paulo

Congonhas SBSP: (11) 5090-9022 / 5531-7602

Guarulhos SBGR: (11) 2445-3185

CMA SBGR: (11) 2445-3205

Marte SBMT: (11) 2221-5620 / 2221-0428

Campinas SBKP: (19) 3725-5049

Helicidade: (11) 3767-3525

Helipark: (11) 4186-9599

Helicentro Morumbi: (11) 3751-2000

Rio de Janeiro

Santos Dumont SBRJ: (21) 3814-7733

Jacarepaguá SBJR: (21) 2432-7079

Cabo Frio SBCB:  (22) 2644-5277

Heliporto de São Tomé: (22) 2761-5927

Macaé SBME: (22) 2763-5716

Minas Gerais

Pampulha SBBH: (31) 3490-2135
 

Distrito Federal

Brasília SBBR: (61) 3364-9823
 

Espírito Santo

Vitória SBVT: (27) 3235-6367

Santa Catarina

Navegantes SBNF: (47) 3342-3725

Rio Grande do Sul

Porto Alegre SBPA: (51) 3371-1530

Bahia

Aeroporto de Salvador SBSV: (71) 3204-1339

Ilhéus SBIL: (73) 3634-7253

Aeroporto Terravista Resort SJUR / SHBO (heliponto): (73) 8802-0366

Amazonas

Manaus SBEG: (92) 3652-1407 / 3652-1123

Porto Urucu: (92) 3616-6424

Pará

Belém SBBE: (91) 3210-6382